Contrariar a Radicalização violenta
RESET é uma campanha inovadora, baseada em estratégias de comunicação multinível para a construção de contranarrativas e de narrativas alternativas, como prevenção aos processos de radicalização. Iniciada em janeiro de 2019, lançada ao público em 30 de julho de 2019 e com final em dezembro de 2020, a campanha foi parte do projeto Resilient and United, cofinanciado pela União Europeia.
Os processos de violência têm origens variadas e algumas pesquisas apontam no sentido de o combate ao discurso do ódio exigir uma estratégia mais abrangente do que apenas banir ou bloquear conteúdos, “requerendo uma postura mais holística e que lide com as causas profundas da tensão e divisão dentro das sociedades.”
Neste contexto, as possibilidades ilimitadas das tecnologias digitais podem influenciar a população mais jovem, deixando-a mais suscetível aos discursos extremistas, especialmente os mais vulneráveis. A campanha RESET desenvolvida pela Blue Line foi estruturada para dar respostas aos desafios reais no combate à radicalização e, para isso, foi estruturada em duas frentes: uma ação on-line, dirigida ao público-alvo da campanha, e diversas atividades presenciais, direcionadas para a comunidade local envolvida.
Peças produzidas
Desenvolvemos o naming, o logotipo, cartazes para marketing de guerrilha, booklet’s pedagógicos bem como um grande conjunto de peças utilizadas na comunicação online.