Contrariar a Radicalização violenta

RESET é uma campanha inovadora, baseada em estratégias de comunicação multinível para a construção de contranarrativas e de narrativas alternativas, como prevenção aos processos de radicalização. Iniciada em janeiro de 2019, lançada ao público em 30 de julho de 2019 e com final em dezembro de 2020, a campanha foi parte do projeto Resilient and United, cofinanciado pela União Europeia.

Os processos de violência têm origens variadas e algumas pesquisas apontam no sentido de o combate ao discurso do ódio exigir uma estratégia mais abrangente do que apenas banir ou bloquear conteúdos, “requerendo uma postura mais holística e que lide com as causas profundas da tensão e divisão dentro das sociedades.”

Neste contexto, as possibilidades ilimitadas das tecnologias digitais podem influenciar a população mais jovem, deixando-a mais suscetível aos discursos extremistas, especialmente os mais vulneráveis.
 A campanha RESET desenvolvida pela Blue Line foi estruturada para dar respostas aos desafios reais no combate à radicalização e, para isso, foi estruturada em duas frentes: uma ação on-line, dirigida ao público-alvo da campanha, e diversas atividades presenciais, direcionadas para a comunidade local envolvida.

Cliente

União Europeia

Ano

2019-2020

Logo Reset em fundo branco
Logo Reset em fundo amarelo
Tipografia da Marca RESET
Comportamento de cores da marca RESET

Peças produzidas

Desenvolvemos o naming, o logotipo, cartazes para marketing de guerrilha, booklet’s pedagógicos bem como um grande conjunto de peças utilizadas na comunicação online.

Booklet Campanha projeto RESET
Booklet Campanha projeto RESET
Booklet Campanha projeto RESET
Booklet Campanha projeto RESET
Campanha Safe Online RESET, Resilient and United

Para ver mais sobre este projeto

Ver Reset Digital