Acessibilidade
Design e soluções inclusivas
Comunicação para todos como missão.
O que é a Acessibilidade?
A acessibilidade de espaços, equipamentos, produtos ou serviços garante as melhores condições de acesso a todos independentemente da sua origem geográfica e social, da sua idade, do seu perfil físico, sensorial ou intelectual, bem como do seu perfil de aprendizagem.
Acessibilidade Universal
Criação de condições de acesso, com base no design universal, garante melhores condições de acesso a todos, independentemente da sua origem geográfica e social, da sua idade, do seu perfil físico, sensorial ou intelectual, bem como do seu perfil de aprendizagem.
MUNDO
15%
da população mundial possui algum tipo de deficiência.
EUROPA
50.000.000
de cidadãos da UE são, em maior ou menor grau, afetados por uma deficiência e 134 milhões têm mobilidade reduzida.
PORTUGAL
1.000.000
10% da população portuguesa tem algum tipo de deficiência.
- 11,2% intelectual
- 13,2% cognitiva
- 24,6% motora
- 25,7% visual
- 25,4% outras
Design de comunicação acessível
Na Blue Line consideramos o conjunto de princípios e de cuidados de forma a que a informação a transmitir seja entendida por o maior número de pessoas possível.
Neste sentido são consideradas as diferentes dificuldades existentes: daltonismo, dislexia, neuro diversidade, deficiências visuais, entre outras.
Da matriz de boas práticas e da realização de testes contínuos com as diferentes populações com necessidades especiais nasce o apuramento do nosso design de comunicação que o tornam verdadeiramente inclusivo e acessível.
Sinalética acessível
Os sinais que indicam direções ou localização de espaços são fundamentais para a orientação. Na Blue Line avaliamos o mapa dos espaços, a localização dos vários pontos de interesse, as condições de luz, entre outros como condições base para a elaboração do nosso trabalho. Após a criação do design avaliamos materiais, condições de aplicabilidade, testamos e avaliamos o resultado seguindo os princípios da melhoria contínua.
Réplicas e materiais táteis
As peças táteis são fundamentais para dar a conhecer informação a um cego, mas ganham também importância junto da comunidade infantil e dos normovisuais.
Os materiais táteis aproximam-nos do mundo, permitindo a eliminação da barreira de acrílico que encontramos, muitas vezes, nos espaços expositivos.
Na Blue Line criamos peças acessíveis das mais variadas dimensões e com distintos níveis de complexidade, em materiais ecologicamente sustentáveis que garantem criam este novo nível de comunicação inclusiva.”
Materiais Multiformato
Na Blue Line criamos peças de comunicação que integram impressão a tinta, braille e elementos tridimensionais.
Conseguimos, assim, novos elementos de comunicação, ricos em significado e atraentes para os diversos públicos que procuram informação.
Audioguias de exterior
Comercializamos o OutGuide, um audioguia original, robusto, autónomo e inclusivo que apoia as cidades na sua necessidade de comunicação nos espaços exteriores.
Saiba mais em www.outguide.pt
Formatos digitais inclusivos
O mundo digital pode ser um dos novos caminhos para a inclusão.
Defendemos e procuramos que as peças digitais que criamos ganhem amplitude de públicos através da aplicação de cuidados e práticas de acessibilidade.
Procuramos, assim, fazer parte da comunidade que entende a web como o espaço de todos.
Websites acessíveis
Criamos websites que seguem os melhores princípios de acessibilidade e que respondem aos 4 principais requisitos exigíveis: percetividade, operabilidade, compreensibilidade e robustez.
A web acessível é fundamental para a criação de um mundo com menos barreiras. Na Blue Line fazemos parte da comunidade que entende a web como o espaço de todos.
- Percebido por um maior número de utilizadores, independentemente da sua dificuldade de acesso;
- Redução da carga sobre o frontoffice;
- Resposta a uma necessidade latente e a uma obrigação de cidadania;
- Respeita o decreto-lei 83/2018 sobre "Acessibilidade web" e aplicações móveis.
Experiência imersivas
Desenvolvemos vídeos 360º e de realidade aumentada que permitem aos vários públicos sentir as emoções da experiência e melhoram a transmissão do conhecimento sem os limites da capacidade física.
Subir a uma torre de menagem e descer a ruínas históricas são apenas dois exemplos de experiências que nem todos conseguem usufruir.
Audiodescrição, legendagem e LGP de vídeos
O vídeo, promocional ou para a educação, transformou-se num dos melhores recursos para a transmissão do conhecimento. No entanto no seu formato base não fica disponível para todos.
Na Blue Line implementamos processos de audiodescrição, legendagem, LGP e sinais internacionais nos distintos formatos de vídeo.
Redes Sociais acessíveis
Aplicamos as melhores práticas de acessibilidade digital, assegurando que a comunicação chega a todos. Na Blue Line trabalhamos a comunicação para a tornar inclusiva.